Você já parou para pensar nisso? Quais mudanças as novas tecnologias trouxeram para sua vida? Foram muitas, pode ter certeza!
Falando em tecnologia, você já pensou na sua vida antes das redes sociais? Acha que estou exagerando? Eu acho que não e vou expor em poucas palavras alguns motivos:
As redes sociais trouxeram novos comportamentos e coisas, no mínimo, engraçadas. Você já ficou chateado com alguém que não “curtiu” seu comentário? “Poxa, você nem curtiu meu post” , ou, “Ah, mas você nunca comenta nada do que eu posto”, ou ainda, já se sentiu deprimido porque ninguém te cutuca no Facebook?
O microblog mais famoso da atualidade, o Twitter, criou uma era messiânica, onde todo usuário da rede tende a ser um Messias, disputando a tapas quem tem mais seguidores. Quanto maior o número de seguidores, maior a influência da pessoa. Acho isso um pouco profético..
Tem gente que tenho certeza, deve primeiro dar bom dia aos amigos virtuais e depois, se sobrar tempo, para as pessoas que estão a sua volta. Além desses, tem também os “full time”, pois duvido que você não conheça alguém que está postando coisas o tempo todo, em qualquer dia da semana e em qualquer horário.
Mas e o lado bom disso tudo, tem? Tem sim e são muitos. Você já parou para pensar em quanto tempo é possível fazer uma mobilização nacional ou mesmo internacional? Posso dizer seguramente que, no máximo, algumas horas. As pessoas estão mais acessíveis, mais “ligadas a rede”.
Por outro lado, por qual motivo nem tudo vira TOP TRENDS? Por uma razão muito simples, porque nem tudo desperta interesse da grande massa, mas pode ter certeza, se o assunto for interessante, em questão de horas ele será o assunto mais discutido.
E você deve estar se perguntando no que isso tem a ver com sua empresa, com seu negócio e em que isso vai mudar sua vida?
Muitas empresas já descobriram o poder das redes sociais, já descobriram que elas são uma forma muito eficiente de divulgar a sua marca e fazer com que os próprios consumidores se tornem agentes de divulgação. Uma das mais bem prestigiadas companhias aéreas da atualidade já descobriu isso e mantém um perfil no Facebook. O resultado? Milhares de pessoas “curtem” as postagem e fazem comentários muito positivos sobre a empresa, que naturalmente, gera um impacto muito positivo em futuros clientes, pois ao saber que muitos estão satisfeitos, as pessoas se sentem mais seguras para comprar uma passagem com a companhia.
Já pensou no quanto isso pode trazer de benefícios à sua empresa? Já pensou um usar desses recursos? Não se iluda ou se subestime achando que isso não é para o seu tipo de negócio, pois hoje, praticamente tudo pode ser viabilizado dessa forma.
Uma dica: use, mas não abuse, afinal, ninguém gosta de ficar vendo propagandas ostensivas com o único objetivo de promover vendas. Evite apelos emocionais diretos, pois isso também gera repulsa. Faça do seu perfil, da sua rede social, um ambiente legal, descontraído, algo que as pessoas busquem porque gostam de estar ali e que promovam a discussão por si só. Fórmulas mágicas não existem, portanto, a inovação e a criatividade são as chaves para o sucesso, em qualquer negócio. Pense em algo que você gostaria de receber de uma empresa, pense em algo que você teria prazer em fazer, sem ter a menor obrigação para isso, mas que mesmo assim, você o faria. Essa é a resposta para sua possível dúvida sobre como divulgar sua empresa na Internet.
Bem, é isso! Agora vou curtir um comentários, cutucar algumas pessoas e assim vai.
André Luís Belini
Gerente de T.I. - Alleato Sistemas e Prof. Universitário
Bacharel em Sistemas de Informação
MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário