terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Boas Festas


Todos desejam boas festas e um ano novo próspero, mas como conseguir isso?
Fórmulas mágicas não existem, mas uma receitinha simples pode ajudar bastante. Anota ai:
  • 1 coração puro
  • 1 alma sem ressentimentos
  • 1 boca que sempre diga palavras sábias
  • 2 ouvidos, que ouçam muito mais do que a boca possa falar
  • 1 nariz que saiba apreciar o aroma do amor, da paz e da natureza
  • 2 mãos que sempre trabalhem para o bem
  • 2 pernas que possam caminhar sempre na direção do justo e do correto

Acrescente a tudo isso uma dose bem generosa de tolerância, muita sabedoria para distinguir o certo do errado e a quantidade necessária de amor para com o próximo.
Asse no calor da alma e pronto: BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A T.I. e o seu impacto no comportamento humano e social


Você já parou para pensar nisso? Quais mudanças as novas tecnologias trouxeram para sua vida? Foram muitas, pode ter certeza!
Falando em tecnologia, você já pensou na sua vida antes das redes sociais? Acha que estou exagerando? Eu acho que não e vou expor em poucas palavras alguns motivos:
As redes sociais trouxeram novos comportamentos e coisas, no mínimo, engraçadas. Você já ficou chateado com alguém que não “curtiu” seu comentário? “Poxa, você nem curtiu meu post” , ou, “Ah, mas você nunca comenta nada do que eu posto”, ou ainda, já se sentiu deprimido porque ninguém te cutuca no Facebook?
O microblog mais famoso da atualidade, o Twitter, criou uma era messiânica, onde todo usuário da rede tende a ser um Messias, disputando a tapas quem tem mais seguidores. Quanto maior o número de seguidores, maior a influência da pessoa. Acho isso um pouco profético..
Tem gente que tenho certeza, deve primeiro dar bom dia aos amigos virtuais e depois, se sobrar tempo, para as pessoas que estão a sua volta. Além desses, tem também os “full time”, pois duvido que você não conheça alguém que está postando coisas o tempo todo, em qualquer dia da semana e em qualquer horário.
Mas e o lado bom disso tudo, tem? Tem sim e são muitos. Você já parou para pensar em quanto tempo é possível fazer uma mobilização nacional ou mesmo internacional? Posso dizer seguramente que, no máximo, algumas horas. As pessoas estão mais acessíveis, mais “ligadas a rede”.
Por outro lado, por qual motivo nem tudo vira TOP TRENDS? Por uma razão muito simples, porque nem tudo desperta interesse da grande massa, mas pode ter certeza, se o assunto for interessante, em questão de horas ele será o assunto mais discutido.
E você deve estar se perguntando no que isso tem a ver com sua empresa, com seu negócio e em que isso vai mudar sua vida?
Muitas empresas já descobriram o poder das redes sociais, já descobriram que elas são uma forma muito eficiente de divulgar a sua marca e fazer com que os próprios consumidores se tornem agentes de divulgação. Uma das mais bem prestigiadas companhias aéreas da atualidade já descobriu isso e mantém um perfil no Facebook. O resultado? Milhares de pessoas “curtem” as postagem e fazem comentários muito positivos sobre a empresa, que naturalmente, gera um impacto muito positivo em futuros clientes, pois ao saber que muitos estão satisfeitos, as pessoas se sentem mais seguras para comprar uma passagem com a companhia.
Já pensou no quanto isso pode trazer de benefícios à sua empresa? Já pensou um usar desses recursos? Não se iluda ou se subestime achando que isso não é para o seu tipo de negócio, pois hoje, praticamente tudo pode ser viabilizado dessa forma.
Uma dica: use, mas não abuse, afinal, ninguém gosta de ficar vendo propagandas ostensivas com o único objetivo de promover vendas. Evite apelos emocionais diretos, pois isso também gera repulsa. Faça do seu perfil, da sua rede social, um ambiente legal, descontraído, algo que as pessoas busquem porque gostam de estar ali e que promovam a discussão por si só. Fórmulas mágicas não existem, portanto, a inovação e a criatividade são as chaves para o sucesso, em qualquer negócio. Pense em algo que você gostaria de receber de uma empresa, pense em algo que você teria prazer em fazer, sem ter a menor obrigação para isso, mas que mesmo assim, você o faria. Essa é a resposta para sua possível dúvida sobre como divulgar sua empresa na Internet.
Bem, é isso! Agora vou curtir um comentários, cutucar algumas pessoas e assim vai.


André Luís Belini
Gerente de T.I. - Alleato Sistemas e Prof. Universitário
Bacharel em Sistemas de Informação
MBA em Gestão Estratégica de Negócios

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dias dos Professores - Meus Sentimentos!


A todos os professores, meus sinceros sentimentos!
Se eu escrevi errado? Não, é isso mesmo. A todos os professores, meus sentimentos.
Se eu estou louco? Acredito que também não, apesar todos sermos um pouco loucos.
Se vou explicar? Vou. Ao final gostaria de saber sua opinião, gostaria de saber se concorda comigo.
Vamos relembrar um pouco alguns fatos? Talvez muitos não saibam do que vou falar. Não me considero velho, mas também sei que não sou adolescente, portanto, a maioria da garotada de hoje nem fazer ideia do que falarei e, certamente, muitos vão achar um absurdo.
Sabe, sou da época em que o professor era alguém que merecia respeito. Sim, na minha época, quando um professor entrava na sala de aula, nós alunos, sem exceção, nos levantávamos e aguardávamos as instruções do mestre para nos sentarmos novamente. Sou da época em que o “sinal batia” para que entrássemos nas salas de aula, mas não era como hoje onde todos entram falando, gritando e por ai vai. Na minha época, quando o sinal batia, formávamos filas, ordenadas do menor para o maior e aos pares éramos chamados para entrar nas salas, para onde íamos sem abrir a boca.
Durante a aula ninguém ousava abrir a boca sem a permissão do professor e o que ele falasse era cumprido. Se estávamos gostando ou não era outra história, mas eram verdadeiras ordens.
“Lições de casa?”, sim, tínhamos muita e no dia seguinte, caso alguém resolvesse cometer a loucura de não fazê-la recebia um bom castigo. Não cheguei a pegar a época dos “grãos de milho” e nem do “chapéu de burro”, mas os castigos vinham e, pasmem, eram aprovados pela direção da escola e, por mais absurdo que possa parecer, nossos pais apoiavam essas ideias macabras.
Ir para a diretoria era quase que o mesmo que ir para a câmara de gás. Era a morte! Tínhamos ditados, chamadas orais, provas muito bem elaboradas e recebíamos inúmeras correções para fazer, todas em caneta vermelha e muito bem destacadas para que pudéssemos ver onde estava nosso erro e corrigi-lo. Um verdadeiro despautério (caso nunca tenha ouvido falar nessa palavra, me desculpe, ela é bem retrógrada mesmo, mas uma consulta ao Google resolve), não acha?
Em dias de comemorações cívicas (na época sabíamos o que se comemora em 7 de Setembro, 15 de Novembro, e por ai vai), ensaiávamos os hinos antes e todos cantavam muito bem. No grande dia, estávamos presentes para o hasteamento da bandeira e aquilo era um verdadeiro ato cívico.
Se tínhamos trabalhos para fazer? Sim, tínhamos sim e sabe o que é pior? Não tínhamos Google, aliás, nem computador tínhamos. As pesquisas eram feitas em livros (enciclopédias) e depois cuidadosamente datilografadas para serem entregues ao professor. Na grande maioria das vezes tínhamos que recorrer às bibliotecas municipais, pois as escolas não tinham todos os livros necessários. Um outro absurdo, tínhamos que ler! Minha professora de língua portuguesa tinha essa mania, ela queria que nós lêssemos. A coisa funcionava assim, uma pessoa começava a leitura de um texto e, de acordo com o critério que ela queria, sorteava outro aluno que tinha o dever de continuar a leitura do exato ponto de onde o outro colega havia parado. Pode uma coisa dessa? Tínhamos que prestar atenção ao que os outros falavam, tínhamos que ficar quietos! Absurdo isso.
Os professoras da minha época eram verdadeiros carrascos. Eles tinham a audácia de nos reprovar! Sim, caso não soubéssemos o conteúdo, ficávamos de ano, sem dó nem piedade e não adiantava chorar, ir falar com diretor e nem reclamar para os pais, pois estes (também muito terroristas), apoiavam as atitudes dos professores!
Não sei como sobrevivi a tudo isso? As vezes penso que sou um herói, pois me corrigiam, apontavam meus erros, tínhamos que obedecer, tínhamos que prestar atenção, os professores não eram verdadeiros artistas de stand-up comedy e suas aulas nem tinham recursos pirotécnicos. Eles usavam lousas! E o que é pior, enchiam essas lousas de conteúdo várias vezes por dia e nós, pobres coitados, tínhamos que copiar tudo. Sinceramente, não sei como sobrevivi. Se fosse hoje, todos estariam na cadeia, expulsos das suas escolas e provavelmente até da própria sociedade, afinal, os pais de hoje defendem muito mais seus filhos.
Você vai me perguntar se eu gostava disso? Se eu acho que isso era certo? Na época eu confesso que não gostava muito não, tinha uma certa bronca desses carrascos, mas hoje, tenho certeza de que eles fizeram o que poderiam para me transformar num ser humano, numa pessoa de caráter, em alguém que sabe respeitar os limites dos outros e que sabe se postar nos lugares em que se encontra, numa pessoa que consegue ter respeito pelos seus superiores, sem ter que desafiá-los a todo instante , como se fosse o dono do mundo.
Essas pessoas construíam personalidade, construíam caráter, construíam respeito, coisa que hoje inexiste em praticamente todas as relações.
Hoje também sou professor (sim, aqueles loucos me influenciaram de tal forma que acabei gostando) e, em muitas vezes, me questiono se vale a pena continuar na profissão. Me questiono sobre o que estou fazendo (ou, sobre o que me deixam fazer).
Hoje são os alunos que ditam aos professores o que querem fazer e o que não querem, são os alunos que levam os professores para a direção (é isso mesmo, não perdem uma oportunidade de ir reclamar com os coordenadores, diretores e depois, lá vão os professores ter que se explicar), são os alunos que deixam os professores de castigo (quer castigo maior que ficar um final de semana lendo “trabalhos” que nada mais são que cópias muito mal feitas de tudo o que já está na internet?).
Os alunos hoje acham sua aula chata, monótona, que você não sabe se postar, não sabe dar aula, não tem domínio do conteúdo (nunca entendi essa parte, afinal, como eles sabem?) e por ai vai. Também são os alunos que punem os professores que tem a esdrúxula ideia de tentar reprovar alguém, e hoje, claro, com o total apoio dos pais e na maioria das vezes, da direção da escola também.
Debocham da nossa cara, nos chamam de patéticos e sabe por que? Porque insistimos que eles precisam aprender. Aprender para que? Temos um ex-presidente que se orgulha de nunca ter lido um livro, temos parlamentares analfabetos, jogadores de futebol ganhando fortunas sem sequer concluir o primeiro grau (nem sei como se chama mais isso hoje). Ai, esses alunos olham para quanto ganha um professor e vão pensar o que? Qual estímulo vão ter para estudar?
O pior ainda é que vez ou outra aparece um Psicopedagogo, Psico-neuro pedagogo (a moda agora é ser Psico alguma coisa), dizendo que nossos alunos é que estão certos. Há alguns dias atrás li uma matéria de um desses “psicos” dizendo que é papel do professor dar o exercício, mas mostrar a página do livro onde se encontra a resposta. Nessas horas eu tenho certeza de que estou na profissão errada.
Institui-se a cultura da burrice generalizada, institui-se a apatia, institui-se a cultura da falta de cultura.
Todos dizem que vivemos na era do conhecimento. Mentira! Vivemos, no máximo, na era da informação, informação essa que na maioria não serve para nada. Ninguém pensa, ninguém constrói, ninguém tem senso crítico para analisar nada e tudo o que vem é engolido prontamente.
Sabe o que acho mais desmotivante em tudo isso? Os alunos acharem que isso é bom. Gostam de aulas ridículas, de conteúdos mesquinhos, de provas que não servem para nada, gostam de trabalhos copiados e até pagam para que outros o façam por eles. Isso tudo é visto como legal, é bacana!
Outro dia ouvi de um aluno se eu não poderia deixar meu material mais fácil, pois ele não estava conseguindo ler e entender e que para isso ele tinha que vir para a aula! Não tive resposta na hora, fiquei parado tentando entender se eu tinha ouvido direito. Eles reclamam de ter que vir para a aula!
Muitos não chegaram até esse ponto do texto, tenho certeza, afinal, outro absurdo da atualidade é escrever algo com mais de 200 caracteres (viva o Twitter). Esse meu texto chega a beirar a insanidade, como pode alguém escrever tudo isso?!
Vou finalizando e gostaria nesse momento de citar alguns nomes de ex-professores (claro, não são todos e sei que não me lembraria de todos eles, portanto, peço desculpas), mas citarei alguns que realmente marcaram: Maria José Sampaio Cossaro, Belmira Fernandes Tamer, Maria Lúcia, Perpedina da Costa Giraldi (todos esses foram professores que tive até a minha oitava série), um pouco depois, já na faculdade, também tenho bons exemplos que merecem ser seguidos: Roland Portella, Diogo Robles, Marcos Gialdi, Andréa Andrade, Cléver Eduardo Zuim Lobo, Carlos Roberto Paviotti, Daniel Fontolan, Nelson Petraglia, José Luiz Pagotto, Paulo Elias, dentre tantos outros, que poderia ficar aqui listando por algum tempo. Não tenho nenhuma listinha na minha frente agora para me lembrar desses nomes, mas me lembro como se fosse ontem e, no caso dos primeiros que citei, lá se vão quase trinta anos.
Hoje tenho alunos que terminam o semestre e não sabem meu nome, não sabem a matéria que leciono, isso quando sabem quem eu sou, pois acreditem, já tive casos da pessoa vir me procurar no semestre seguinte falando que era meu aluno (nunca havia me visto e vice-versa).
Felizmente existem ainda algumas raras exceções, mas a dura realidade é essa. O que aconteceu? De quem é a culpa? Não pretendo abordar isso, deixo para os “psicos” que analisem e formulem suas teorias fantásticas, sou somente um retrógrado professor, que às vezes pensa que está na hora de sair de cena, pois penso que não estou fazendo um bom trabalho frente as novas exigências.
Sei que esse texto não vai agradar a muitos, mas ainda acho que tenho o direito de expressar minhas opiniões.
A todos os PROFESSORES que fizeram parte da minha formação, meu muito obrigado. Aos colegas de profissão, meus sentimentos pelo que passamos e meus parabéns pela coragem de ainda persistimos nessa que creio, ser uma das mais belas profissões, afinal, se existem bons médicos, bons artistas, bons engenheiros, etc, é porque, antes, existiram bons professores.

Prof. André Luís Belini de Oliveira



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dicas importantes - RSMA

Prezados alunos dos cursos de Biomedicina (2.A), Enfermagem (2.A) e Fisioterapia (1.A e 2.A), hoje iniciam-se nossas orientações da disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente (RSMA)
Fiquem atento as datas das entregas das atividades e também o que deve ser feito.
Nossas orientações ocorrem nos seguintes dias: 19/08, 16/09, 14/10, 11/11 e 09/12. As orientações serão sempre na sala 84, e sempre das 19:15 até às 20:15 horas. Favor atentarem-se aos horários, pois depois das 20:15 horas NÃO estarei mais na sala para orientações.
Os manuais para acesso ao sistema e também o roteiro das atividades estão na sala virtual e já podem ser baixados.
O ambiente virtual de aprendizagem pode ser acessado diretamente pelo link:
http://graduacao.anhangueravirtual.com.br, ou ainda, através da sua área restrita.
Não deixe de fazer suas atividades e cumpra rigorosamente os prazos estabelecidos para evitar desgastes desnecessários.
Atenciosamente,
Prof. André

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A tecnologia de informação faz mágica?

Achou a pergunta estranha? Por mais estranha que ela parece, é pertinente. Tem gente que acha que a tecnologia de informação (normalmente relacionada somente a sistemas ou programas de computador) é a solução mágica para todos os problemas.
No entanto, a coisa não é bem assim. “Seus problemas se acabaram” é coisa para as Organizações Tabajara, na vida real nada se resolve com um estalar de dados, nem mesmo com um sistema ultra moderno, integrado, etc e tal.
A essa altura você deve estar achando que sou louco, afinal, uma pessoa ligada a tecnologia falando que tecnologia não resolve, no mínimo, é estranho, certo?
Mas é verdade. Ilude-se quem acha que ao comprar um sistema de gestão está comprando a solução para os problemas da sua empresa. Não vai, e se alguém te prometer isso, pense bem...
Um sistema é uma ótima ferramenta de trabalho, isso é indiscutível. Ele ajuda a tornar os processos mais rápidos, mais organizados, qualquer controle fica mais simples, mas repito, ele é uma ferramenta.
Vamos fazer algumas analogias. Um excelente cabeleireiro precisa de uma boa tesoura e ela é a responsável por parte do seu sucesso, no entanto, de que adiantaria uma boa tesoura nas mãos de um açougueiro? Resumindo, ela precisa estar nas mãos certas. Um bisturi é a ferramenta de trabalho de qualquer cirurgião, no entanto, um bisturi, por si só, não faz o cirurgião.
Com a tecnologia é a mesma coisa. Nas mãos certas ela faz “milagres”, no entanto, se a pessoa não souber manuseá-la e tirar proveito da ferramenta, ela não servirá para muita coisa.
Um sistema de informação deve ser compreendido como um conjunto, composto basicamente de: software, hardware e pessoas. Sim, isso mesmo, pessoas! A tarefa de administrar continua sendo essencialmente humana e, particularmente, creio que o será para sempre.
Um bom administrador, da mesma forma que o cabeleireiro e o cirurgião, que tomamos como exemplo, precisa da sua ferramenta de trabalho, no caso, um bom sistema de informação, mas não se iluda, sem a presença e perspicácia humana, nada vai funcionar do mesmo jeito.
Lembre-se sempre de que um sistema de informação implantado numa empresa organizada irá potencializar sua eficácia e torná-la cada vez mais competitiva, ao passo que um sistema de informação implantado numa empresa com problemas, potencializará suas deficiências, parafraseando as palavras de Bill Gates e alguém duvida que ele sabe administrar? Dai o motivo pelo qual muitos sistemas falham e alguns milhares de dólares são jogados fora todos os anos em projetos que nunca funcionaram.

André Luís Belini
Gerente de T.I. - Alleato Sistemas e Prof. Universitário
Bacharel em Sistemas de Informação
MBA em Gestão Estratégica de Negócios

domingo, 10 de julho de 2011

FISL 12 - Porto Alegre (29/06/11 a 02/07/11)



Algumas fotos do FISL 12, realizado na PUC em Porto Alegre - RS. O evento foi muito bom e o movimento do software livre vem ganhando cada vez mais espaço, não somente no meio acadêmico, mas também no ambiente empresarial. Vale a pena refletir um pouco sobre o assunto.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Começa amanhã, dia 29/06/11, a 12 Edição da FISL

Começa amanhã o Fórum Internacional de Sofware Livre 2011 (FISL12), em Porto Alegre, RS. O evento acontecerá de 29/06/2011 a 02/07/2011 e contará com inúmeros palestrantes nacionais e internacionais.

O evento já está em sua 12. edição e hoje é considerado o maior evento de software livre da América Latina. Nessa edição é esperado um público de aproximadamente 4500 pessoas cadastradas, além dos visitantes.

O evento acontece na PUC, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Oportunamente, postarei as fotos do evento, pois dessa vez também estarei lá!


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Algumas curiosidades sobre a utilização das tecnologias em nosso dia a dia

Algumas curiosidades sobre a utilização das tecnologias em nosso dia a dia
Algumas curiosidades e dados estatísticos sobre a utilização das tecnologias. Talvez você nunca tenha pesquisa ou pensado nisso, mas você sabia que:
  • Em 2010, foram enviados 107 trilhões de e-mails em todo o mundo.
  • 262 bilhões de spans foram enviados diariamente, em todo o mundo, em 2010. Isso representa 89% de todos os e-mails enviados
  • A Internet tem 2 bilhões de usuários ativos no mundo
  • O Google realiza 88 bilhões de buscas diariamente
  • 45 horas é o tempo médio mensal que o brasileiro passa navegando na Internet
  • 2 bilhões de visualizações diárias são feitas no Youtube
  • Por dia são postadas 100 milhões de fotos no Facebook
  • O Brasil possui 207 milhões de linhas ativas de celulares e que isso representa mais de um celular por pessoa
  • 295 exabytes de dados podem ser armazenados se forem utilizados todos os dispositivos de armazenamento disponíveis no mundo. Isso representa aproximadamente 404 bilhões de CDs
  • A cada segundo são enviados 200 mil SMS ao redor do mundo

Você tem alguma dúvida de que vivemos na era da informação? Pense nisso. A tecnologia já revolucionou a sua vida e talvez você ainda nem tenha se dado conta.
Fonte dos dados: Portal UOL Tecnologia

Algumas curiosidades sobre a utilização das tecnologias em nosso dia a dia

Algumas curiosidades sobre a utilização das tecnologias em nosso dia a dia
Algumas curiosidades e dados estatísticos sobre a utilização das tecnologias. Talvez você nunca tenha pesquisa ou pensado nisso, mas você sabia que:
Em 2010, foram enviados 107 trilhões de e-mails em todo o mundo.
262 bilhões de spans foram enviados diariamente, em todo o mundo, em 2010. Isso representa 89% de todos os e-mails enviados
A Internet tem 2 bilhões de usuários ativos no mundo
O Google realiza 88 bilhões de buscas diariamente
45 horas é o tempo médio mensal que o brasileiro passa navegando na Internet
2 bilhões de visualizações diárias são feitas no Youtube
Por dia são postadas 100 milhões de fotos no Facebook
O Brasil possui 207 milhões de linhas ativas de celulares e que isso representa mais de um celular por pessoa
295 exabytes de dados podem ser armazenados se forem utilizados todos os dispositivos de armazenamento disponíveis no mundo. Isso representa aproximadamente 404 bilhões de CDs
A cada segundo são enviados 200 mil SMS ao redor do mundo

Você tem alguma dúvida de que vivemos na era da informação? Pense nisso. A tecnologia já revolucionou a sua vida e talvez você ainda nem tenha se dado conta.
Fonte dos dados: Portal UOL Tecnologia

Já conhece alguma versão do Linux?

Você já conhece alguma versão do sistema operacional Linux? Se ainda não, fica o convite para que você conheça. Sugiro a distribuição Ubuntu, por ter uma interface bastante amigável e intuitiva.
A distribuição Ubuntu é certamente a mais utilizada na atualidade, tendo conquistado desde pessoas físicas a empresas.
Para baixar a mais nova versão e desfrutar de todos os recursos desse sistema, acesse o link: http://www.ubuntu-br.org/

Entrega Atividades DPP - 2 Bimestre

Prezados, a data de entrega das atividades da disciplina de DPP e RSMA, do segundo bimestre, é o dia 13/05/2011.
Deverá ser entregue a atividade colaborativa da Aula Tema 07.
O trabalho deverá estar dentro das normas ABNT e deverá ser entregue impresso, diretamente ao professor, na sala 87, entre as 19:15 e 20:55 horas.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Datas Importantes - DPP e RSMA

Prazos para entrega e atividades a serem entregues: DPP e RSMA:

1. Bimestre: 01/04/2011 – Na sala 87

Prazo prorrogado para 15/04/2011

O que entregar?

Aula tema 02 – Atividades de Autodesenvolvimento

Aula tema 03 – Atividade colaborativa

2. Bimestre: 13/05/2011 – Na sala 87

O que entregar?

Aula tema 07 – Atividade colaborativa

Todos os trabalhos serão realizados em grupos de até 10 alunos

PROVA OFICIAL: Ainda não definida. Mas será individual e presencial, ou seja, em sala de aula.

A data de entrega é referente as atividades dissertativas, realizadas em grupo, e que devem ser entregues ao prof. André Luís Belini.

Todas as aulas possuem atividades (Questões para Acompanhamento da Aprendizagem) a serem feitas através do Moodle (Atividades Interativas, na sala virtual) ou diretamente pelo link:

http://graduacao.anhangueravirtual.com.br

** Lembre-se de trazer o protocolo de entrega impresso. O modelo está na sala virtual **

domingo, 13 de março de 2011

As 5 forças competitivas de Maichel Porter

Uma forma bem cômica de entender as forças competitivas propostas por Michael Porter.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Essa foi boa....


Vi essa imagem na internet e achei bastante interessante...
Na dúvida, pergunte ao oráculo (Google)! Ele não sabe tudo, mas que ajuda bastante, ajuda...

quinta-feira, 3 de março de 2011

Orientações: DPP e RSMA

Prezados alunos,

A partir de amanhã, dia 04/03/2011, iniciam-se as orientações das disciplinas de DPP (Desenvolvimento Pessoal e Profissional) e também de RSMA (Responsabilidade Social e Meio Ambiente).
As orientações serão na sala 87, das 19:15 às 20:55 horas.
Os cronogramas com as orientações estão na sala virtual do seu curso e também em arquivo em meu grupo de discussão. Para acessar o grupo, clique aqui

Endereços de e-mail do grupo

Enviar mensagem: profandreluisbelini@yahoogrupos.com.br

Entrar no grupo: profandreluisbelini-subscribe@yahoogrupos.com.br

Sair do grupo: profandreluisbelini-unsubscribe@yahoogrupos.com.br


Turmas e séries que terão orientação comigo:
1A e 1B - Engenharia - Ciclo Básico
1 - Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia

terça-feira, 1 de março de 2011

Entrevista com Alleato Sistemas, exibida pela Rede VTV!

Prezados, segue nossa entrevista, realizada pela Rede VTV! , para o programa Empresários de Sucesso. Nela, falamos sobre a importância dos Sistemas de Informações e outras questões estratégicas.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Considerações pessoais

Reflexões pessoais...

Nos últimos dias venho acompanhando algumas notícias que me fizeram refletir um pouco e também questionar a atitude das pessoas. A pergunta que me vem a mente é: “O que está acontecendo com as pessoas?”, “O que está acontecendo com nossos valores éticos e morais?”.

Nem vou perder meu tempo para falar em BBB, outros já o fizeram e concordo com tudo o que dizem sobre o “show de horrores” que é esse “programa”.

Vamos a algumas notícias interessantes:

  1. Jornal O Estadão, dia 04/01/2011: “Romário larga congresso e vai jogar futevôlei no Rio”.

  2. Portal Terra, dia 16/02/2011: “Tiririca erra, vota mínimo de R$ 600 e contraria partido”.

  3. Folha de São Paulo, dia 01/02/2011: “José Sarney é reeleito presidente do senado”.

  4. Estreia o filme da Bruna Surfistinha.

  5. Jornal o Estadão, dia 23/02/2011: “SP reprova professores que tiveram depressão”.

  6. Caderno de tecnologia do UOL: “Anatel propõe assinatura telefônica de R$ 9,50 por mês para população de baixa renda”.


Naturalmente existem muitas outras notícias, mas essas já me bastam. Nosso nobre deputado Romário deixa de comparecer a tribuna da Câmara Federal para jogar futevôlei, mas ainda bem que ele tem uma justificativa aceitável, pois a sessão não era deliberativa e não havia ordem do dia. Fica a pergunta se em algum momento houve ORDEM em nosso legislativo??

Depois, nosso outro ilustre e aclamado representante público, o palhaço Tiririca, errou seu primeiro voto. Novamente fica outra pergunta: “Quem é o PALHAÇO nessa história?”

Seguindo, nosso exemplo ímpar de dignidade, seriedade, comprometimento e honestidade, excelentíssimo senhor Sarney é reeleito para a presidência do senado, mas também há uma boa explicação, não haviam mais interessados e ele teve que fazer esse “sacrifício”.

Para sairmos um pouco da rotina e alegrar o final de semana, temos a estreia do filme da Bruna Surfistinha. Realmente uma história de vida exemplar, digna de virar filme, afinal, nossos jovens precisam de referências positivas, de exemplos de pessoas que lutaram para conquistar uma posição social melhor.

Por outro lado, o Estado de SP reprovou e impediu a contratação definitiva de professores que já tiveram licenças médicas por depressão. Realmente, não sei o motivo de um professor ter depressão, afinal, todos tem ótimas condições de trabalho, salários decentes e tantos outros benefícios que realmente tirar licença médica chega a ser um crime.

Finalizando as notícias, outra boa notícia, a ANATEL quer obrigar as companhias telefônicas a ofertarem planos de R$ 9,50 para a população de baixa renda. Como conseguiram chegar a esse valor? Simples, retirando a carga de impostos do custo da ligação. O seu plano residencial básico, que custa R$ 40,24, na verdade poderia ser de R$ 28,72.

Somente mais algumas considerações: se a sessão não era importante, não havia ordem do dia, porque o pagamento dela é obrigatório? Quer dizer que pagamos, mas os nossos representantes não precisam estar presentes. Imagine se isso funcionasse com o seu trabalho, você iria de manhã, assinava o ponto e voltava para casa, iria à praia, afinal, não tinha o que fazer no trabalho. Primeiramente, que se você não tem nada para fazer no trabalho, nem deveria estar lá, seria certamente demitido. Vale reforçar que o custo de um deputado chega em média a R$ 100 mil reais, dadas todas as mordomias que possuem.

O filme da Bruna Surfistinha certamente é mais um atentado ao bom senso, mais uma exaltação a estupidez humana, que parece nunca ter limites. Como diz nosso exemplo de repórter, Pedro Bial, “nossos heróis”. Por que, ao invés de retratar a vida de uma prostituta não vão retratar a vida de qualquer trabalhador, que sai da sua casa às 4 ou 5 horas manhã, enfrenta trânsito, trabalha duro e , ao final do mês acumulam contas e mais contas para pagar.

Por que não retratar a vida de um professor, de um médico ou qualquer outro profissional que estuda no mínimo 20 anos da sua vida, investe uma boa quantia de dinheiro na sua formação, pois o governo pouco se importa com isso. Depois, esse profissional vai dar aulas no Estado e não pode assumir seu posto porque teve depressão. Não sou da área da saúde (mas também sou professor) e entendo que não seja necessário mais que dois neurônios para descobrir porque tantos professores são afetados por depressão e tantas outras enfermidades.

Entendam, nada contra as prostitutas, não estou pregando a discriminação, o preconceito e poupem-me os “moralistas” de plantão. Só acredito que nosso País precisa de melhores exemplos.

E para completar, a ANATEL resolveu “ajudar” a população de baixa renda. Sobre isso, tenho duas considerações. A primeira é a de que a ANATEL deveria ter vergonha na cara em divulgar que um plano de R$ 40,24 pode ser vendido por R$ 9,50! Novamente, quem são os palhaços nessa história?? Quer dizer que nós podemos pagar R$ 30,74 de impostos e financiar todo esse sistema ridículo de telefonia que impera nesse País? O objetivo da ANATEL é, certamente em conluio com as operadoras, aumentar a sua arrecadação, pois de longas já é do conhecimento de todos que a Classes C, D e E são ótimas fatias de mercado!

Nosso governo preza por manter os pobres numa condição inferior, sempre ofertando “benefícios” para que essas pessoas nunca pensem em sair dessa situação, que continuem dependentes, sem instrução e com isso, naturalmente, facilmente manipuladas! Se dá para reduzir, reduza para todo mundo, pois o meu dinheiro não cai do céu e tenho certeza de que o seu também não! Chega de assistencialismo, de demagogia, isso dá nojo em qualquer um que tenha um mínimo de instrução.

Antes que mais algum “moralista” de plantão venha com os discursos de sempre, não nasci em berço de ouro e quem me conhece sabe disso. Trabalho duro desde muito cedo, estou lutando para conquistar uma situação melhor, paguei e ainda pago meus estudos e entendo que essa seja a melhor forma de me tornar uma pessoa melhor.

O discurso dos nossos governantes é de que o “Brasil, um País de Todos”, pois vejo a frase de outra forma, “Brasil, um País de TOLOS!”. Tolos que aceitam passivamente a todos esses absurdos e ainda saem fazendo piadinhas, como se o problema não fosse aqui.

O meu desabafo pode ser mais um absurdo para alguns, mas diante de tantos absurdos que já lemos, o que representa mais um?

André Luís Belini de Oliveira

Brasileiro, Cidadão Consciente, Prof. Universitário e Analista de Sistemas

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de Negócios

Vida de Sistema Operacional e Processador

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O poder da informação

Alguém duvida do poder da informação?

Técnicas de "enlouquecimento" dos clientes

Se você quiser aprender tudo o que não fazer num relacionamento com o cliente, assista ao vídeo abaixo.

Alguém está desmotivado???

Se alguém estiver se sentindo cansado, abatido, desmotivado, um tanto quanto "jururu", veja o vídeo abaixo e veja que "la vita è bella"!. "Um exemplo de que não devemos desistir nunca!"

Materiais utilizados em aula

Pessoal, tudo bem? Seguem alguns vídeos que utilizamos em aula...



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Importância do planejamento financeiro para as empresas

Por André Luís Belini*

Muito já foi publicado sobre esse tema que ainda continua bastante atual e mais necessário que nunca.
Muitas empresas ainda não possuem um bom planejamento financeiro e acabam sendo administradas mais por intuição do que por estratégias. Por um tempo, isso pode até funcionar, no entanto, a tendência natural é que as empresas cresçam e com esse crescimento, sem um bom controle, as coisas tendem à desordem.
Infelizmente, esse cenário faz parte de muitas empresas e alguns desfechos tristes, vemos quase que diariamente.
Começar certo, essa é uma afirmação bastante óbvia, mas necessária. É importante a todo empresário, quando começar a pensar na sua empresa, também pense que irá precisar de ferramentas tecnológicas que o ajudem a administrar o seu negócio. Para muitos, esse ponto é descartado num primeiro momento, pois não há dinheiro disponível para esse tipo de investimento, porém, nem mesmo isso justifica essa falta de controle, pois um planejamento e um controle básico podem ser feitos sem qualquer custo, bastando somente um pouco de conhecimento no assunto e a utilização de planilhas de cálculo, coisa que todo computador, por mais simples que seja, possui.
Para os que já começaram, sempre é tempo de se reestruturar. Isso, na maioria das vezes, requer recursos não somente tecnológicos, mas também mudanças culturais na organização, fato que sempre se torna mais complexo, mas é importantíssimo.
Existem muitas formas de manter um planejamento mínimo necessário e não se utilize da velha máxima “não tenho dinheiro para investir nisso, bem que eu gostaria, mas agora não posso”. Como colocado, pelo menos o mínimo necessário pode ser feito sem custo algum, bastando apenas a predisposição do empreendedor.
Para conhecer mais sobre o assunto, você pode recorrer a diversos recursos e a internet, sem dúvida alguma, é uma boa ferramenta. Além disso, não podemos nos esquecer do SEBRAE, que possui toda uma linha de assistência às empresas, que na maioria das vezes não é utilizada pelos empreendedores por pura falta de conhecimento.
A frase já é bordão, mas ainda válida: “Informação é poder” e muitos ainda não perceberam o quanto isso é verdadeiro, mas isso já é assunto para outra postagem.
Coloco meu e-mail para maiores informações: andre.luis@alleatosistemas.com.br

*Gerente de TI e Professor Universitário. É formado em Sistemas de Informação e MBA em Gestão Estratégica de Negócios e também especialista em didática e metodologia.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Materiais para 2011

Prezados, os materiais para serem utilizados em aula já estão disponíveis na sala virtual. Por favor, é importante que vocês verifiquem os conteúdos antes das aulas. Não deixem de acessar o seu ambiente virtual e baixar os conteúdos disponibilizados.
Para esse semestre, minhas disciplinas são:

Segunda-feira: 6 e 7 Semestre de Administração (R.H. e Logística) - Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais
Terça-feira: 1 Semestre de Engenharia - Disciplina: Algorítmos e Programação
Quarta-feira: 6 e 7 Semestre de Administração (Finanças) - Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais
Quinta-feira: 3 Semestre TADS - Disciplina: Sistemas Operacionais e Orientação de PMA.

Os materiais das primeiras aulas já estão disponíveis para download!

Bem vindos a 2011

Prezados, sejam bem vindos a mais um ano letivo. Estaremos iniciando, amanhã,dia 07/02/2011, mais um semestre.
Desejo a todos um ótimo semestre, com muito comprometimento, dedicação e responsabilidade!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011